
Ideias para
uma vida criativa!
🕵️♀️ Caça ao Tesouro Surpresa - Como fazer?
Queres surpreender alguém de forma inesquecível? Segue o nosso passo a passo!
E se o próximo presente que deres for entregue de uma maneira inesquecível? 🤯
Ou se fizeres um convite especial através de uma caça ao tesouro?
🎲 Quando eu convidei o Miguel para vir morar comigo, foi através de um peddy paper pela cidade onde moramos. Aqui vou explicar-te pista a pista como aconteceu. Se preferires, podes ver o vídeo que fiz a explicar todo o processo.
♻️ Eu não quis imprimir as pistas, porque a qualidade de impressão a que tinha acesso não seria muita (e porque o Miguel adora soluções ecológicas), então preferi fazer com QR codes. Mas vocês podem imprimi-las ou fazê-las à mão, se não gostarem de algo tão "tecnológico".
Se optarem pelos QR codes, o site que usei foi este. É grátis e dá para fazer QR codes com estilos diferentes, de várias cores e com imagens no centro.
Deixo-vos aqui os tipos de pistas que fiz para se estiverem sem ideias, mas podem sempre inventar as vossas, é claro.
Nota Prévia: Cada pista pode ter um texto antes para ajudar a construir o tom do presente final/da surpresa. Se vão dar algo divertido, vão fazendo comentários com graça ou bem dispostos. Se é romântico, podem ir falando da vossa história. Se é de aventura, podem construir suspense, etc.


🔂 Trocar letras por números!
Neste tipo de pista, cada letra do alfabeto corresponderá a um número. Podem fazer da forma mais simples em que A=1, B=2, C=3, etc. e onde a palavra "CASA" seria representada por " 3.1.19.1 " ou de uma forma que pode confundir um pouco mais (não usem para quem não está acostumado a resolver este tipo de enigmas) que é A não corresponder a 1, mas sim a outro número. Por exemplo: A=5, B=6, D=7, ..., V=26, W=1, X=2, Y=3, Z=4.
A forma de introduzirem a lógica para a outra pessoa descobrir pode ser algo como:
O TEU NOME = 19.15.13.1.11.18 (Miguel, se o A for igual a 7)
A TUA PISTA = (e colocam os números correspondentes)
A pista pode ser o próximo lugar onde a pessoa tem de ir ou algo que ela conecte imediatamente com esse lugar. Por exemplo "Onde nos conhecemos" ou "Onde almoçamos ao domingo".
Não aconselho muitas palavras para este tipo de enigma, pois torna-se aborrecido de resolver ao fim de 4 ou 5 palavras.
Também podem usar símbolos em vez de números, mas aí têm de entregar logo a relação entre os símbolos e as letras, pois não é possível adivinhar como é com sequências de números.
📻 Pista de Som!
Neste caso, gravei o nome do local seguinte e inverti-o. Como o som estava muito estranho, ele tinha de ir até um link para reverter áudios (muito fácil de encontrar se googlarmos) e, assim, já conseguia perceber para onde se dirigir.
Caso tenham impresso as pistas, mas queiram na mesma usar uma pista digital, podem deixar algo para ele procurar no youtube, onde estará um vídeo/som feito por vocês. Lembrem-se que podem pôr o vídeo de youtube em privado e pôr em público só no momento do peddy paper.


🐝 Dica abelhuda:
Sejam o mais claros possível na forma como explicam a forma de resolver a pista. Às vezes é mais complicado compreender como resolver do que a resolução em si.
Para mim, o mais divertido é quando percebo o que tenho de fazer, mas a resolução exige algumas tentativas diferentes.
🧬 Código Morse
Claro, o famoso código morse. Todos o reconhecem, mas poucos o sabem decifrar. A boa notícia é que o google sabe, então podem contar com ele ou incluir a correspondência ao lado da vossa pista.
Por exemplo, para o Miguel, eu pus uma data (o dia em que fomos apresentados) e ele percebeu que se devia dirigir ao local onde isso aconteceu.


(Solução: 8 / de / março)
🪞 Frase em espelho
Nesta pista, escrevi uma frase com uma letra fina, comprida e em itálico e inverti a imagem. Fiz isto porque se apenas revertesse uma frase com letras normais, achava muito fácil de ler. Mas recentemente descobri que há muitas pessoas que não conseguem mesmo ler letras ao contrário, então vejam que nível de dificuldade preferem.
No caso da pista que eu fiz, como era com letras mais complicadas, ele teve de levar a frase até um espelho ou usar a câmara de selfie no telemóvel.
Podem deixar isso claro ou deixar a pessoa descobrir por si mesma como faz para ler.
🍢 Connect the Dots / Unir os Pontos
Os anos passam e não deixo de gostar de fazer este jogo. Tenho, inclusive, uns livros de unir os pontos para adultos com imagens de monumentos e coisas assim do género com mais de 1000 pontos.
Mas isso é tema para outro post!
Neste caso desenhei em pontos a imagem que eu queria que ele descobrisse. Era o desenho de um churrasco, porque sabia que isso o levaria até um parque onde costumamos fazer piqueniques com os nossos amigos (e aos quais chamamos "churrasco" por brincadeira).


🐝 Dica abelhuda:
Também podes fazer o peddy paper num lugar bem mais pequeno do que uma cidade! Podes fazer só dentro de casa ou só na vossa rua, por exemplo.


🖼️ Imagem desfocada
Eu fiz com um cartaz porque queria fazê-lo ir até ao cinema onde o vimos (conseguem adivinhar de que filme é?), mas podem fazer com uma fotografia vossa ou de algo atrás do qual se esconde a próxima pista.
Ao desfocarem, não exagerem ao ponto de ser impossível descobrir o que ali está.
🐝 Dica abelhuda:
Eu fiz o peddy paper todo com ele, então tinha essa margem de segurança para caso alguma pista estivesse demasiado complicada. E porque queria ver a reação dele a tudo, claro! Quando estiverem a construir, pensem se vão estar ao lado da pessoa ou se não.


🔍 Charada
Omiti esta pista do vídeo porque estava um bocadinho confusa demais, confesso, mas vou pôr aqui um exemplo daquilo que poderia ter sido:
4️⃣0️⃣ - a + ( 📡 - 🐜 )
(sendo que formiga está em inglês)
A resolução seria:
quarent + (antena - ant) = quarent + ena = quarentena
O lugar onde passámos juntos a quarentena foi (claro), em casa e por isso, ele soube que tinha de voltar para lá!


🧩 Juntar as sílabas!
À medida que ele foi encontrando os QR codes com as pistas, foi também encontrando sílabas soltas. Na primeira pista, eu pedi-lhe que as fosse juntando e, na última, que subisse para casa e as ordenasse.


🐝 Dica abelhuda:
Conforme conseguem ver na imagem, o ideal é não separarem por sílabas reais, mas sim como está aqui. Desta forma, ele vai saber quando termina uma palavra e começa outra, facilitando a organização da frase.
Quando ele entrou em casa, tinha música a dar e teve de ordenar esta frase, que foi o final da surpresa, mas tudo isto podia tê-lo levado a um presente, por exemplo.
Espero que esta ideia vos surja de inspiração para surpresas incríveis e divertidas!
Se tiverem mais ideias de pistas, partilhem nos comentários para alimentar as mentes abelhudas e criativas que por aqui passeiam 🤍